Image Image Image Image Image

© Copyright 2012 Zara Bijoux | RSS | Email

 

FacebookGoogle+TwitterLinkedInEmailBookmark/FavoritesPrintFriendly\o/
Scroll to Top

Topo

Curiosidades

08

jan
2013

Sem Comentários

EmCuriosidades

PorZara Bijoux

Broche

No08, jan 2013 | Sem Comentários | EmCuriosidades | PorZara Bijoux

O broche se desenvolveu a partir de uma antiga fivela greco-romana que se chamava fíbula. A fíbula era uma fivela que tinha por objetivo prender e adornar as vestimentas.
Inicialmente, o broche era usado pelos antigos gregos e depois, foi adotado pelos romanos. Eles se apresentavam de várias formas, mas todas tinham o mesmo mecanismo de fecho, o alfinete de segurança.
A fabulai foi muito usada em quase todas as regiões durante a antiguidade. Foram encontrados exemplares de broche do século VII A.C. – decorado com o desenho de uma mão, servindo de alfinete de segurança e também exibindo dois leões. Os tamanhos dos broches variam, assim como a decoração.
As conquistas romanas espalharam o uso da fíbula por todo o norte da Europa. Sendo assim, seu uso se propagou e as peças foram ficando cada vez mais elaboradas e rebuscadas.
Broches compridos, como a Fíbula, foram usados em toda a Europa, diferindo apenas no design e na ornamentação.
O broche usado pelos francos era a roseta, um broche circular ornamentado com filigranas. Os escandinavos desenvolveram broches em forma de trevos e também circular, ornamentados com desenhos simétricos. Depois apareceram broches em forma de cruzes. Um broche celta, belo e muito antigo, foi encontrado na Irlanda. Este broche é feito de bronze branco e é vazado.
Ao longo da história, apareceram novas técnicas para a fabricação de broches que se tornaram jóias. Toda a realeza competia para com o requinte de suas jóias e o broche foi um dos itens dessa competição.
Passaram a ser ornados com pedras preciosas e adquiriram formas variadas: animais, flores, aves e muitos outros. Os chapéus, vestidos femininos, cabelos e as vestimentas masculinas passaram a ser largamente enfeitados com broches.
Os broches são usados até hoje, podendo ser usados no dia a dia, ou como um adorno mais sofisticado.
Possuem vários formatos e são fabricados em diversos materiais, tais como pano, metal, acrílico, resina sintética e fibras naturais – a criatividade dos estilistas não tem fim. Os broches podem ser aplicados em sapatos, bolsas, vestuário e em tudo que sua imaginação desejar.

Enviar um Comentário"

Você deve se conectar para publicar um comentário. Conectar